Fábio Motta

De origem valinhense, interior do estado de São Paulo, criou afinidade e paixão pela fauna desde muito cedo, fruto de incentivo familiar e documentários sobre a vida natural dos mais diversos animais, alguns os quais passava horas procurando em qualquer jardim a vista. Ao final da adolescência e início da vida acadêmica, os passatempos se resumiriam a trilhas e expedições em meio a matas e jardins mais extensos para observar os animais que ali viviam e sempre conseguir alguma foto que mais se assemelhavam a borrões. Hobby esse que formaria o futuro profissional.
Acadêmico em ciências biológicas com ênfase em zoologia, Fábio Motta foi responsável pelo estudo faunístico que seria um dos precursores para a criação do instituto. É Diretor e Coordenador de pesquisas do IP-FAN, sendo responsável por toda organização e elaboração dos projetos de pesquisa feitos pelo instituto, atuando diretamente em pesquisas relatas a fauna, orientando e auxiliando colaboradores de outros temas da biodiversidade.
“Diante de todos os fatores e projeções sobre o futuro, mantenho a mesma perspectiva e fascínio que adquiri na infância por cada animal que tenho o privilégio de conhecer, encontrar e observar, para um dia entender como se comportam, sentem e veem o mundo, que cada dia mais deixa menos espaço para aqueles que admiro. Sei que agora tal fascínio precisa ser cada dia mais munido de conhecimento e ciência, para que com amor possa transmitir todo privilégio ao qual tive por me apaixonar pela vida natural” – Fábio Motta